F - Sites falsos: Interatividade. Clique em cada um dos vetores de ataque na navegação web para saber mais.

Verificando as URLs reduzidas

Um laptop exibe uma URL reduzida na tela.

Para verificar as URLs reduzidas, copie uma e verifique seu destino usando um serviço de expansão de link (como o URL X-ray, CheckShortURL ou Where Does This Link Go), ou é possível usar o recurso de visualização prévia do serviço de redução digitando a URL na barra de endereços de seu navegador, adicionando os seguintes caracteres.

Para o TinyURL digite “preview”. antes da palavra tinyurl. Para o bit.ly e goo.gl adicione um sinal “+” no final da URL (veja exemplos).

  • Exemplo: https://preview.tinyurl.com/wxy6sz5
  • Exemplo: https://bit.ly/9weGemq+
  • Exemplo: https://goo.gl/vR3scM+

HTTP vs. HTTPS

Uma pessoa olha o monitor de seu desktop enquanto o ícone de uma página da web aparece na tela.

Hypertext Transfer Protocol (HTTP) (protocolo de transferência de hipertexto) é o método padrão usado para enviar dados pela rede mundial. Uma versão segura dele é “HTTPS”.

Certifique-se de procurar pelo ícone de cadeado e o protocolo HTTPS exibido em um navegador web ao visitar sites, especialmente ao fazer login ou compras on-line.

Muitos navegadores permitem que você verifique o tipo e a validade do certificado SSL clicando no ícone de cadeado. É importante observar que, enquanto os sites HTTP são inseguros, nem todos os sites HTTPS são completamente seguros. Portanto, você deve sempre reservar um tempo para examinar de perto a URL antes de clicar em qualquer link.

Reduza seu risco

Uma pessoa sentada olha para um tablet enquanto um ícone representando risco reduzido aparece.

Assim que uma vítima entra em um site falso, se torna suscetível a malware e à coleta de informações pessoais e financeiras, números de conta e senhas.

Como reduzir o risco? A coisa mais importante que você pode fazer é parar e verificar meticulosamente a grafia do nome de domínio antes de pressionar enter ou clicar em qualquer link.

Parece bastante simples, mas as distrações, cansaço, complacência e a pressa podem deixar a porta aberta para erros que podem custar caro. E é exatamente com o que os maus atores estão contando.