Sendo acessível

Aqui estão algumas coisas que você pode fazer para melhorar sua acessibilidade e incentivar os membros da equipe a virem até você quando precisarem de sua ajuda. Clique em cada item para saber mais.

+ Linguagem corporal

+ Estar presente

+ Vamos conversar

+ Além da conversa

Linguagem corporal

Uma grande porcentagem da comunicação envolve linguagem corporal ou pistas não-verbais. Frequentemente as pessoas podem ver o que você está dizendo antes que profira uma só palavra. Dificilmente alguém se aproximará de você se sua linguagem corporal estiver comunicando que você prefere não se envolver em uma conversa.

Então o que seu corpo diz? Seus braços estão cruzados, o que poderia sinalizar que você não está aberto para ouvir? Você está em uma postura solta, que poderia ser vista como falta de interesse? Ou suas mãos estão nos quadris, o que poderia estar comunicando descrença?

Para mostrar que você é acessível através de sua linguagem corporal, endireite as costas e relaxe a postura, mantenha uma posição confortável mais ainda ligeiramente aberta, e mantenha os braços ao lado de seu corpo (use gestos com palmas abertas) ou em uma posição confortável na sua frente, se acontecer de você estar sentado (não esqueça de inclinar-se para a frente, sorrir quando adequado, acenar com a cabeça para mostrar concordância e fazer um contato visual positivo).

Fechar X

Estar presente

Uma coisa que gostaríamos de ressaltar é que sua presença, ou a falta dela, poderia estar comunicando à sua equipe que você prefere ser deixado em paz. Sugerimos que você saia e interaja com sua equipe o máximo possível.

Isso permitirá que você construa relacionamentos ainda mais fortes, enquanto os ajuda a fazer as coisas.

Fechar X

Vamos conversar

O que você diz contribui muito ao convidar à comunicação aberta e estabelecer empatia com os membros da equipe. Promova a positividade todos os dias cumprimentando a todos e finalizando cada dia com uma despedida.

É importante reservar um tempo para envolver-se com sua equipe o máximo possível e verificar o bem-estar dela. Pergunte como eles estão, se há algum problema ou preocupação que gostariam de discutir; isso deve ser feito com empatia e sinceridade.

Certifique-se de acompanhar a situação perguntando se eles têm algum pensamento ou ideia sobre como melhorar as coisas. Além disso, você deve expressar sua disposição em comunicar-se com eles sempre que houver uma preocupação.

Fechar X

Além da conversa

Dizer que você tem uma política de "portas abertas" ou expressar sua disposição em comunicar-se abertamente é uma coisa, mas, na verdade, acompanhar e tomar uma atitude com base no que foi discutido é outra. Ser acessível também significa ser uma pessoa de palavra.

Quando um membro da equipe o aborda com um problema ou preocupação, você deveria fazer tudo o que pode para ajudar a corrigir o problema. Isso inclui documentar a preocupação envolver os Recursos Humanos e acompanhar para garantir que o problema está corrigido.

Fechar X