Um funcionário sorri enquanto olha para a tela de um notebook. Um funcionário olhando para um smartphone.

Estudo de caso número três

Redes sociais dentro e fora do local de trabalho

Um grupo de colegas de trabalho se tornaram amigos fora do trabalho no Facebook. Eles compartilham suas postagens, fotos e eventos especiais de seus computadores pessoais fora do horário comercial. De repente, um deles começou a compartilhar imagens com piadas sexuais, comentários e insinuações. Então vieram alguns comentários como: “Este aqui se parece com Sam e Aimee do trabalho”.

Como você classificaria a conduta do grupo?

A resposta correta é inaceitável

As comunicações de redes sociais são frequentemente classificadas como área cinzenta porque acredita-se que sejam protegidas pela liberdade de expressão. Nesse caso, mesmo que a conduta tenha ocorrido fora do horário de trabalho em dispositivos privados, ela potencialmente afeta o ambiente de trabalho, portanto, deve ser considerada uma conduta inaceitável.

A principal coisa a ser lembrada aqui é que, se alguém estiver se comunicando de forma inadequada com ou sobre colegas de trabalho, isso pode afetar o ambiente de trabalho e, portanto, a política pode ser aplicada. Além disso, lembre-se de que a maioria das organizações sempre se reserva o direito de monitorar seus próprios equipamentos, computadores e infraestrutura de comunicações para possíveis abusos.