Erica e Ivan estão trabalhando juntos com uma proximidade muito grande. Erica está conversando com Ivan.

Estudo de caso número cinco

Muito próximo

Erica está pensando se deve ou não denunciar as brincadeiras de Ivan a um supervisor do turno porque ela não aguenta mais. Sempre que trabalham juntos em projetos especiais, Ivan chega suficientemente perto para roçar nela de vez em quando. Ela disse a Ivan que ele está chegando perto demais enquanto a ajuda, e ele geralmente pede desculpas e diz que é devido à falta de espaço.

Erica acredita que sua desculpa é um pouco estranha porque ela não parece ter problemas quando outros funcionários a ajudam com transações semelhantes. Erica acredita que a invasão de seu espaço pessoal pode ser um caso de assédio sexual.

Como você classificaria a conduta de Ivan?

A resposta correta é área cinzenta

Mesmo que Erica acredite que a invasão de seu espaço pessoal e o esbarrão são propositais, considerando as condições de trabalho e a resposta de Ivan, seu contato com ela pode muito bem ser acidental.

Nesse caso, Erica deve relatar o que está acontecendo a um supervisor ou ao RH. Esta pode ser uma oportunidade para discutir o comportamento adequado e ensinar Ivan a passar perto sem invadir o espaço pessoal dos outros dentro das atuais condições de trabalho.

Invadir propositalmente o espaço pessoal de alguém ou esbarrar repetidamente em alguém na tentativa de intimidá-lo, assediá-lo ou assediá-lo sexualmente é estritamente proibido e deve ser denunciado imediatamente.